sábado, 19 de novembro de 2011

Coordenador do NF fez pronunciamento na manhã de sábado, 19, na rádio NF

 

Rejeição da proposta e greve a partir do primeiro minuto do dia 21 foram alguns dos pontos tratados

O Coordenador do Sindipetro-NF, José Maria Rangel,  fez um pronunciamento na  manhã deste sábado, 19, na rádio NF,  para esclarecer a respeito das deliberações da reunião da diretoria colegiada do sindicato .  Zé Maria parabenizou a categoria petroleira pela forma como vem agindo, com tranquilidade, durante essa campanha e da necessidade de manter esse clima até o final das negociações. E reafirmou a intenção de burcar um Acordo melhor para a categoria. Leia como a edição do pronunciamento de José Maria na RádioNF

REJEIÇÂO DA PROPOSTA - A Petrobrás continua mentindo para a categoria. Na audiência de conciliação  no Ministério Público do Trabalho, o advogado da Petrobrás, Nelson Ramalho, afirmou não ter necessidade de discutir efetivo e produção porque não havia impasse negocial.  Entretanto, antes da Companhia apresentar sua proposta no dia 14, já embarcava suas equipes de contingência na manhã do mesmo dia, demonstrando reconhecer que a proposta não contemplava os anseios da categoria.

Diante do enbarque dessas pessoas, O Sindipetro-NF fez um ofício à Petrobrás informando que enquanto a empresa não desembarcasse as equipes de contingência a proposta não seria submetida à categoria. Atéo momento, a Petrobrás sequer respondeu ao ofício, por isso, a diretoria do sindicato definiu pela rejeição da proposta, outorgada pelos poderes que a categoria deu ao eleger essa direção. A proposta está rejeitada do NF  e se soma aos resultados de rejeição que ocorrem em todo território nacional.

LISTA DE FURAGREVES  - O segundo esclarecimento que gostaríamos de dar é em relação à lista de quem pArticipa das equipes de contingência que divulgamos no site.  A categoria sabe disso. Por diversas vezes, a diretoria do Sindipetro-NF tentou conversar, mostrar para esses trabalhadores a importância de participar do movimento, porque no final todos são beneficiados nas discussões coletivas. Não obtivemos resultados.

O que está acontecendo nas unidades onde essas pessoas estão embarcadas é a forma de tratamento descabida e irônica para com os petroleiros que lutam legitimamente por seus direitos. Na Greve Pela Vida, a direção sindical chegou a imaginar minimamente que os furagreves perceberiam que essa greve diria respeito também a eles, mas não foi o que aconteceu.

A direção já havia definido que se as equipes de contingência embarcassem novamente nós daríamos publicidade a esses nomes, mas não tínhamos a sua real dimensão. Hoje sabemos que são quase 700 homens do presidente que furam a greve e demos divulgação a eles.

Ontem, o Sindipetro-NF recebeu um ofício do RH Corporativo,  que entre outras coisas queria a retirada dos nomes dos furagreves do site. A Diretoria do NF respondeu com outro ofício afirmando que não irá retirar os nomes do site do sindicato. Ambos documentos estão a disposição da categoria no site. Não deixaremos passar em branco essa situação.

Além dessa, temos outras ações voltadas para esses trabalhadores da contingência, que estão tomando uma posição equivocada, deteriorando cada vez mais as relações de trabalho nas unidades da Petrobrás. Não deixaremos passar em branco essa situação.

GREVE – O Sindipetro-NF protocolou documentos em todas as gerências das Unidades Operacionais da região e Tecab comunicando a greve a partir do primeiro minuto do dia 21. A diretoria tem estratégias para essa campanha e sabe que seus encaminhamentos estão corretos, mas precisa da categoria junto.

Entre as tarefas que o NF considera como fundamentais  estão:

1)      Continuar o processo de mobilização, porque a negociação não foi concluída. Isso inclui o contato direto e permanente com o sindicato através dos telefones,  emails,  site, rádio  e outras ferramentas de comunicação. Lembrar que quem informa a categoria é o sindicato.

2)      Monitorar constantemente as equipes de contingência, informando os nomes das pessoas a bordo ao sindicato e como está a movimentação das equipes. Repassando os dados através de email.

PROPOSTA – A proposta apresentada não contempla a categoria porque não se posicionou sobre questões fundamentais na área  de SMS, principalmente em relação a participação da direção sindical nas reuniões de Cipa por plataforma. O sindicato tem conhecimento de atitudes completamente arbitrárias nessas reuniões , inclusive com alteração de atas, como foi o caso de P-15. Onde os membros da Cipa colocaram na ata a comprovação dos riscos nas linhas de incêndio e que foi alterada pelos gerentes , aproveitaram a mesma lista de presença e colocaram no sistema PROAR. Não sabiam que a primeira ata também havia ido para o sistema e foi recuperada pelos trabalhadores. Essa primeira ata foi entregue ao Ministério do Trabalho pelo Sindipetro-NF, que solicitou a interdição da Plataforma, ocorrida no dia 11. Infelizmente, ao invés da empresa tentar solucionar os problemas, preferiu entrar no dia 17 com pedido de liminar para desinterditar a plataforma, o que foi concedido pelos juízes do trabalho de Macaé.

O NF também cobrou melhorias na proposta em relação ao PCAC  - que é um anseio grande da categoria- , na questão das dobradinhas que vem sendo retomada aos poucos, como os dois dias e meio  que foi do Carnaval, conquistados em 2009 e o pagamento de hora extra a 100% para administrativos e turno, que hoje existe uma diferenciação. Outro ponto fundamental para a direção é a retirada das punições dos oito companheiros de PVM- 2  e PGP,  pela participação na Greve Pela Vida, no dia 22.

Hoje a empresa está fazendo o debate sobre o sistema de segurança em todas as áreas da Petrobrás, isso só estão acontecendo porque companheiros de três plataformas fecharam os poços . A retirada das punições é fundamental para a direção, principalmente nesse momento quando nos vemos envolvidos no debate sobre o grande vazamento no Campo do Frade, operado pela Chevron e a mídia não fala que a empresa que opera a plataforma para a Chevron na Bacia de Campos é a mesma que operava para a BP no Golfo do México, a Transocean. Se fosse a Petrobrás isso seria manchete dos principais veículos. O que os gestores da Petrobrás precisam perceber que gestão de SMS deve ser feita em conjunto com os trabalhadores. Não acreditamos em nenhuma política para essa área sem a participação da categoria.

A greve está marcada para começar a partir do primero minuto do dia 21 e o sindicato irá participar das agendas previamente marcadas.  Já existe uma reunião pré agendada na segunda, 21 às 14 horas, na Procuradoria Geral do Trabalho, onde denunciaremos as práticas antissindicais que estão acontecendo em todo país, como interditos proibitórios, proibição da entrada de diretores nas unidades da Petrobrás e embarque das equipes de contingência.  Os trabalhadores estão sofrendo a bordo das plataformas através de assédio e coação.

No dia 22 haverá o Conselho Consultivo da FUP, que avaliará o cenário nacional e definir os próximos passos.  O NF reafirma ser fundamental o contato permanente da categoria com o sindicato.

O Diretor Cláudio Alberto também falou a categoria e lembrou da necessidade dos petroleiros não aceitarem  atitudes truculentas e cuidarem do bom andamento da situação a bordo. Falou também da importância de observar se o site está sendo bloqueado ou se estão criando dificuldades de acesso à internet , denunciar ao sindicato para que isso seja levado à reunião com a Procuradoria Geral do Trabalho. Em relação às assembléias, Claudio informou que a decisão de não realizá-las é porque existem pelegos  que estão a bordo e que participariam dessas assembléias.

No domingo, 20, o Coordenador do NF fará um novo pronunciamento na rádio às 19 horas para esclarecimentos sobre o movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário