domingo, 21 de agosto de 2011

Essa greve é reativa contra mortes!

Existem em nosso direito as greves que não dependem de impasse negocial e comunicação prévia. São as greves reativas, como as que protestam contra o descumprimento de acordos, ou que paralisam as atividades quando os salários não são pagos na data prevista.

Essa é uma greve ainda mais legítima: reage contra mortes! Com ela a categoria petroleira expressa o que já deveria ter dito há anos: mortes no trabalho não são admissíveis!

Se uma greve por não pagamento de salários, sem comunicação prévia, é legal perante o direito, com muito mais justiça o é uma greve contra mortes no trabalho!

O aviso foi dado há mais de 3 anos!

O aviso dessa greve foi dado em negociações coletivas de trabalho ao Gerente  Executivo de RH, ao Diretor de E&P, e aos gerentes gerais da Bacia de Campos, há mais de 3 anos: o Sindipetro/NF encaminharia greves com parada de produção em caso de mortes no trabalho.

O que fizeram esses executivos para evitar essa greve? Ignoraram solenemente a advertência, tomaram as palavras do Sindipetro/NF como bravata de criança. Isso por acreditarem que os petroleiros só se preocupam com dinheiro, e que jamais farão uma greve contra as mortes.

Um comentário:

  1. Acho que existe um delay muito grande entre o sindicato e os trabalhadores, essa informação nunca chegou aos meus ouvidos e de outros colegas, quiçá à todos e todas as unidades. O Sindicato está se afastando da base, movimentos, acordos e decisões têm que ser tomadas conjuntamente e não unilateralmente como o Sindipetro-NF tem feito.

    ResponderExcluir