domingo, 21 de agosto de 2011

Site do Sindipetro-NF está no ar

O site do Sindipetro-NF retornou ao ar e já está com as notícias atualizadas. Entretanto manteremos todos os canais alternativos funcionando.

5 comentários:

  1. Bom que o Sindicato esteja mantendo este canal de comunicação funcionando, embora eu não acredite que (ao menos por enquanto) ele vá desempenhar o papel a que um blog se destina.

    O Sindicato precisa de mais participação da categoria e de muito mais transparência. A comunicação categoria-sindicato precisa ser muito, muito melhorada. Os canais de comunicação precisam ser mais acessíveis, melhor divulgados, e devem ter a comunicação clara e visível a toda a categoria. O site do Sindicato não abre espaço para os comentários e as respostas dos seus representados. É uma ferramenta de comunicação de mão única. Toda e qualquer comunicação categoria-sindicato é feita de maneira unilateral e fechada: se escrevemos emails, eles são lidos pela assessoria do Sindicato e, quando e se respondidos, são respondidos individualmente. Se ligamos para algum dos dirigentes, as conversas são privadas, e não chegam ao conhecimento da categoria como um todo.

    Ao ser questionados sobre a falta de transparência nas ações do Sindicato, seus membros sempre jogam a responsabilidade para os ombros "da categoria". É sempre "a categoria" que não se manifesta, é sempre "a categoria" que não procura o Sindicato. Já eu digo que, embora uma grande parcela da categoria se mantenha alienada, sim, também há muita gente que procura o Sindicato com bastante frequência. Gente que questiona, que expõe opiniões, que faz críticas e deixa sugestões. Mas que, normalmente, fica sem saber se os seus questionamentos, opiniões, críticas e sugestões foram ao menos ponderadas, ou se simplesmente se perderam pelo caminho.

    O Sindicato precisa de mais transparência e precisa ser mais participativo. Se nós, petroleiros, somos a categoria representada pelo Sindipetro NF, então nós é que deveríamos pautar e orientar as decisões e as ações do sindicato, e não o contrário. Da maneira que acontece hoje, as decisões são tomadas a portas fechadas, e apresentadas posteriormente à categoria para serem meramente referendadas. Quando se convocam assembléias, estas convocações são sempre feitas às pressas e em cima da hora. Não há um fórum para um debate aberto, participativo e democrático. A categoria não toma parte nas decisões dos seus representantes.

    Existe no site do Sindicato a ferramenta de registro de usuário. Então porque o Sindicato não abre lá um fórum de discussões, um espaço onde seus afiliados poderiam se registrar e debater, junto com o Sindicato, as questões pertinentes à categoria? Porque o Sindicato não cria um calendário fixo de assembléias, de modo a estabelecer antecipadamente os objetivos e as metas de todas as suas campanhas reivindicatórias? Porque o Sindicato não assume uma postura mais proativa perante a empresa e mais colaborativa com os seus representados?

    É possível se realizar tudo isso, basta apenas ter a vontade e o comprometimento necessários. E ambos, aparentemente, vêm faltando de algum tempo para cá. E será que há disposição do Sindicato para mudar essa má impressão?

    ResponderExcluir
  2. Pablo,

    A idéia inicial do blog, era ter um acesso alternativo ao site durante a greve do dia 22/08, porém, com a necessidade de termos um canal de comunicação que nos moldes que vc falou, este blog passará a replicar as notícias do site oficial. Os objetivos principais são: Estabelecer um fórum de debates entre a categoria e utilizar as redes sociais para multiplicar as informações(já que qq comentário no face, todos os seus amigos veem). Espero que eu tenha tirado parte de suas dúvidas...propostas serão sempre bem vindas. Sigamos unidos na luta!
    Vítor Pádua - P-53
    Diretor SindipetroNF 2011/2014

    ResponderExcluir